Como aumentar o seu número de matrículas

Matrículas nos dias de hoje

Muitas são as preocupações das entidades de ensino quando o assunto é a busca de como aumentar o seu número de matrículas. Afinal, essas instituições estão no mercado encarando a concorrência como qualquer outro ramo de negócio.

O aumento dessa concorrência é latente e seu crescimento tem sido notado nos últimos tempos. A cada ano novas instituições de ensino iniciam suas atividades, o que aumenta o leque de escolha por parte dos pais e alunos que, na realidade, são clientes comuns.

Acrescenta-se, ainda, um importante item nessa situação que é a crise a qual o Brasil vive. Todos nós sabemos que uma crise costuma atrapalhar e muito o aumento de vendas e da receita. Ou seja, temos mais uma preocupação para cuidarmos.

Portanto, em tempos crise e de briga acirrada no mercado, vamos conhecer algumas dicas de como aumentar o número de matrículas em uma instituição de ensino.

Mas antes vale destacar que não é somente o aumento de matrículas que deve ser focado nesse caso, mas também a manutenção dos alunos já existentes. Essa tal concorrência leva ainda a esse fator.

Como aumentar o seu número de matrículas?

Separamos aqui algumas dicas para o sucesso relacionado a como aumentar o número de matrículas em uma instituição de ensino.

Mídias sociais

No mundo moderno é necessário que qualquer empresa, seja do ramo que for, possua um bom website e uma página ativa no facebook. As mídias sociais já deixaram de ser lazer e viraram negócio.

Os pais dos alunos já fazem parte da era digital. A primeira atitude deles será realizar pesquisas na internet em busca de informações sobre a melhor instituição de ensino. E o Google sempre tem respostas para qualquer pergunta.

Um bom site que ofereça todas as informações necessárias é essencial. O próprio site pode oferecer a opção de matrícula online. Se a venda não se concretizar por lá, o interessado deverá encontrar canais de comunicação como o e-mail, por exemplo, para tirar dúvidas.

Já a página no facebook deve estar sempre atualizada e mostrando as coisas boas daquela instituição. Mostre através das mídias sociais que seu negócio está preparado e é altamente profissional. Essa é a ferramenta do marketing mais poderosa dos tempos modernos.

Como aumentar o seu número de matrículas: Redes sociais.

Profissionais qualificados

Tenha em sua equipe profissionais altamente qualificados. Profissionais que recebam por parte da instituição treinamento especializado periodicamente. Profissionais que se sentem importantes geram resultados expressivos.

Não falamos apenas dos professores. Com certeza seu corpo docente precisa estar mais preparado que dos concorrentes. Os demais colaboradores precisam oferecer um serviço que faça aquela pessoa que vai desembolsar seu dinheiro se sentir bem amparado.

Ressalte as qualificações e experiências desses profissionais através das mídias sociais, de reuniões com os pais (se for o caso), de e-mails mensais ou até mesmo por periódicos impressos ou digitalizados como um jornal, por exemplo.

Ações pedagógicas extras

Ofereça muitos diferenciais ao seu futuro cliente. Alguns exemplos são aulões extras, reforços e videoaulas. E por que não um canal no Youtube?

Um canal no Youtube com aulas gravadas sobre assuntos diversos que se encaixem na necessidade visada pelo corpo docente. As pessoas conseguem ter um foco maior em vídeos do que em textos. Essa válvula de escape pode ser importante como atividade extra.

Esse conteúdo oferecido terá como base uma análise feita pelos professores sobre pontos fortes e fracos dos alunos. Mostre ao seu cliente seu diferencial em relação aos concorrentes. É mais um item importante de como aumentar o seu número de matrículas.

Parcerias

Mais um assunto para o marketing. O que, definitivamente, coloca o departamento de marketing como algo importante para se investir em sua campanha de aumentar o número de matrículas.

Voltando as parcerias, tenha empresas ao seu lado que ofereçam aos alunos e aos pais algo em troca. Parceria com alguma livraria que ofereça descontos em livros, alguma escola de idiomas que traga benefícios para as duas instituições e ao aluno.

Parcerias com empresas que possam beneficiar os alunos na procura de um trabalho ou estágio. No caso dos mais adultos, claro. Os marqueteiros profissionais são bons nessa tarefa.

Infraestrutura

Oferecer conforto e bem-estar aos alunos e aos pais é item obrigatório. A escola ou a universidade é uma espécie de segunda casa dos alunos. É nesse ambiente que eles estarão boas horas dos seus dias.

Uma boa infraestrutura deve apresentar um pátio ou um espaço para o intervalo de aula bem amplo e limpo. Salas de aula amplas, arejadas e com ótimas mesas e cadeiras para o conforto dos estudantes.

Um moderno laboratório de informática e uma biblioteca rica em títulos também devem ser levados em consideração como algo de extrema necessidade. Outra novidade no mercado são as lousas digitais, que podem agregar bastante no aumento da atenção do aluno na aula.

Não podemos esquecer de uma cantina que ofereça opções diversas de lanches. Afinal, muitos podem precisar fazer uma refeição dentro da escola ou faculdade. Quadras poliesportivas para uso do aluno também podem fazer parte da estrutura do local.

Todo prédio deve estar preparado para receber pessoas com deficiência física, sendo cadeirantes ou não. Rampas, elevadores, corrimãos e banheiros adaptados atendem aos alunos com diferentes dificuldades de locomoção.

Como aumentar o seu número de matrícula: Lousa digital.

Mantenha o que vem dando certo

Vimos, até o momento, importantes dicas de como aumentar o seu número de matrículas. Foram dicas novas e modernas, além de outras mais comuns, que podem ser atualizadas. No entanto, não devemos deixar de lado aquilo que vem dando certo ao longo dos anos.

Mantenha a direção daquilo que vem dando resultado para sua instituição de ensino. Se necessário, faça alguns ajustes que sejam latentes e aproveite para divulgar abertamente aos futuros clientes e aos clientes já existentes.

Mostre com números e com exemplos. Aproveite a primeira dica citada nesse artigo. Use as mídias sociais para isso. Use também todo o canal já disponível. Seja ele impresso ou eletrônico.

Se houver propagandas da instituição em jornais, revistas, canais de TV e internet, realce também esses exemplos que já fazem sucesso na escola. Se algo está realmente dando certo é porque você já tem uma história de sucesso o mercado.

As ideias não ficam por aqui. Caso você conheça alguma outra dica ou já tenha implantado algo em sua instituição de ensino, compartilhe sua opinião. Seu comentário é sempre bem-vindo e muito importante!

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