Campanha de Marketing: o que é, como usar?

É comum que as escolas confundam uma campanha de marketing de fato, com publicidade e propaganda. Esse é um erro que pode impedir a instituição de conseguir utilizar corretamente e positivamente as diversas oportunidades que essa ferramenta pode proporcionar para garantir uma boa comunicação com seus alunos, os pais desses alunos e com a comunidade.

O papel do marketing não é apenas o de divulgar o nome da instituição, mas também de atingir o público-alvo com informação, deixando claro o que é a escola e como funcionam seus serviços. Para isso que serve a campanha de marketing.

O primeiro passo é conhecer e entender o cliente, buscando definir, primeiramente, o que ele quer saber. Em seguida, é preciso estudar como a informação poderá ser passada de uma maneira que possa atingir todos os “pilares” que sustentam o colégio, que, como dito antes, são: alunos, pais de alunos, principalmente, e a comunidade de onde o estabelecimento faz parte.

A campanha de marketing deve, primeiramente, identificar e conhecer seu público-alvo.

Após traçar qual o perfil dos clientes a serem atingidos, deve-se começar a pensar no plano de marketing da campanha. Este plano pode ajudar a instituição a definir quais os objetivos e caminhos a serem seguidos, para que a mensagem seja passada de maneira clara e precisa aos clientes.

Dentro da teoria do marketing existem os “4Ps”: produto, preço, promoção e praça. Essas definições são essenciais e são a base para qualquer campanha de marketing. Deve-se mantê-los em equilíbrio para que o objetivo de atingir o publico alvo seja alcançado eficientemente.

Vamos entender como funcionam cada uma dessas definições dentro da campanha:

O produto

O produto é o que a instituição pode oferecer ao cliente e ao mercado. Porém, ele não deve ser mostrado apenas pelo que é, mas ser definido e caracterizado, para que fique claro, também, quais suas funcionalidades e como é possível fazer com que o cliente se satisfaça.

O preço

O preço é o valor que deverá ser pago pela aquisição do produto ou serviço oferecido pelo estabelecimento, mas maneira como ele é passado é muito importante.

Deve-se deixar claro para o cliente que o que se espera é uma troca de benefícios. É preciso traçar uma estratégia para que se mostre o preço como algo que vale a pena diante do serviço a ser contratado, sempre lembrando que ele será comparado.

A praça

A praça é onde o seu produto estará disponível para que o cliente possa adquiri-lo ou, no caso de uma instituição, como e onde estará acessível para seus consumidores.

É o momento de avaliar a localização do seu estabelecimento e qual o nível de acessibilidade. Isso inclui não só o local físico, mas também a disponibilidade de atendimento e as facilidades que pode-se oferecer ao cliente para que ele tenha contato com a instituição.

A promoção

A promoção é como será feita a divulgação dos produtos, serviços, ideias e informações. É aqui que a publicidade entra, de fato, na estratégia de marketing.

Essa definição é responsável por fazer com que a mensagem que a instituição quer passar chegue ao seu destino correto, o público-alvo. Suas estratégias podem incluir diversas possibilidades de divulgação, como a online, que, atualmente, é uma das mais utilizadas, seja por meio de redes sociais, site oficial do estabelecimento ou até anúncios em outros sites (nesse caso é importante estabelecer parcerias).

Os 4Ps do marketing são os “pilares” da sua campanha.

Após pensar nesses 4 pilares necessários, deve-se começar a estabelecer o plano de marketing de fato. Para isso, é necessário que todos os setores da instituição estejam envolvidos nesse projeto. É o momento de fazer um balanço de todos os pontos positivos e negativos, para que se possa entender o que deve ser exaltado na hora da campanha e o que deve ser melhorado antes dela.

Os pontos negativos são um elemento importante, pois, ao conseguir êxito em melhorá-los, podem servir como forma de divulgação da preocupação da escola em superar seus próprios desafios para melhor atender as necessidades de seus alunos.

Campanha de Marketing escolar

A intenção da campanha de marketing escolar é, obviamente, aumentar o número de matrículas para que a instituição consiga continuar atendendo a comunidade e disponibilizando um serviço de qualidade. Por isso é importante que ela também atinja os alunos, assim, eles também funcionarão como uma ação de marketing.

O êxito dos alunos da instituição pode ser utilizado como um produto na campanha, mostrando como a escola está cumprindo bem seu papel.

Isso é muito importante para a vitalidade da escola, pois, com essa ação de marketing, é possível não só tentar atingir uma maior quantidade de pessoas na comunidade, mas também conhecer melhor os pontos fortes e fracos do seu estabelecimento, dando a oportunidade de aperfeiçoar seus serviços e garantindo que futuras campanhas venham a ter cada vez mais êxito e material a ser apresentado para seus clientes.

Para isso, também é necessário uma empresa que saiba como traçar todos esses objetivos e alcançá-los, que tenha o foco em quem interessa: os alunos e os pais desses alunos. Além disso, é preciso fazer isso utilizando uma linguagem dinâmica e acessível.

A Markteen é uma empresa de marketing digital para escolas, mas seu diferencial é ser diretamente ligada ao público jovem, pois é também é formada por ele.

Identificação é algo que deve ser levado em conta nesse momento. Quem melhor para falar diretamente com esse público, do que quem faz parte dele? Por isso a Markteen pode ser a melhor opção na hora de divulgar e passar a melhor mensagem da sua instituição.

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